Será velado, nesta terça-feira (13.05), o corpo do jornalista José Francisco Vieira Schuster, que morreu de parada cardíaca, após dias internado numa UTI, em hospital de Porto Alegre, onde lutava contra uma pneumonia dupla. Nascido em Pelotas, sul do Estado, era filiado ao SindJoRS, desde 1981, e morava em Toronto, no Canadá, onde exercia um jornalismo de qualidade no Jornal de Toronto.
Zé Francisco, como era conhecido, em família, começou a carreira profissional como editor, na Rádio da Universidade da Ufrgs, e construiu uma longa carreira nacional e internacional, no jornalismo, passando por grandes jornais, como Zero Hora, Correio do Povo, Mississauga News (Canadá), Jornal de Toronto e outros. Emissoras de rádio e tv também estão no currículo dele, assim como assessorias de imprensa.
Ao longo dos últimos 10 anos, produziu programas de rádio para a comunidade brasileira no Canadá, como o “Fala, Brasil” e o “Noites da CHIN – Brasil”, nos estúdios do Jornal de Toronto. Seus trabalhos recentes podem ser conferidos em www.jornaldetoronto.ca; um deles falando sobre a importância de prestar atenção na intuição. “Uma das melhores manifestações da intuição está na primeira impressão, que costuma ser a correta. Quando a primeira impressão é negativa de algo que não gostaríamos que fosse assim, temos a tendência de contemporizar, achando que depois vai melhorar, e continuamos apostando naquela situação. Na maioria das vezes, para quebrar a cara”. Ele próprio se dizia capaz de “gerenciar várias tarefas simultaneamente, mantendo excelente atenção aos detalhes”.
Jornalista de formação, foi bacharel em Jornalismo Gráfico e Audiovisual pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1980; Especialista em Estilo Jornalístico, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 1981; e formado em Jornalismo Canadense para Escritores Treinados Internacionalmente, pelo Sheridan College, em Oakville, Canadá, no ano de 2007.
O Sindicato de Jornalists Profissionais do RS (SindJoRS) manifesta profundo pesar aos amigos e familiares do “Zé Francisco” e lamenta a perda de um colega de tamanha capacidade ética e profissional. O legado dele servirá, sempre, de inspiração para os jovens jornalistas que podem encontrar, no José Francisco Vieira Schuster, uma referência na profissão. O velório acontece das 9h às 15 horas, na Capela 1, do Cemitério João XXIII, em Porto Alegre.
Texto: Carla Seabra/Diretoria SindJoRS