A Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS), a Associação Riograndense de Imprensa (Ari), a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc) e a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) vêm a público manifestar seu mais absoluto repúdio aos episódios de hostilidade ocorridos ao final da partida da Copa FGF – Troféu Ruy Carlos Ostermann, no estádio Bento Freitas, em Pelotas. Parte da torcida do Grêmio Esportivo Brasil invadiu o gramado e impediu o exercício profissional dos trabalhadores da imprensa do Vale do Sinos. Da mesma forma, as entidades expressam solidariedade à diretoria e aos atletas do Clube Esportivo Aimoré, que foram alvo de agressões por parte de torcedores logo após o encerramento do confronto.
A postura agressiva e intimidadora dos envolvidos criou um ambiente de extrema insegurança, dificultando inclusive a saída de profissionais de imprensa, atletas e dirigentes do Aimoré, que somente conseguiram se deslocar após mais de 30 minutos, sob escolta da tropa de choque da Brigada Militar. Ressaltamos o trabalho responsável e decisivo da Brigada, que atuou de forma constante e eficaz para conter o avanço da torcida que ocupava o gramado do Bento Freitas, evitando que a situação se agravasse.
Ao repudiar veementemente os fatos registrados na noite de domingo, as entidades cobram uma postura rigorosa das autoridades competentes e, em especial, da Federação Gaúcha de Futebol, cuja atuação diante dos acontecimentos se mostrou insuficiente. Os incidentes não apenas comprometeram o encerramento da competição, como também inviabilizaram a entrega da premiação de forma adequada, comprometendo a segurança de profissionais e do público presente, pessoas que ali estavam para prestigiar um momento que deveria ser de celebração ao esporte.
A Fenaj, o SindJoRS, a Ari, a Arfoc e a Aceg defendem a liberdade de imprensa, o respeito aos profissionais de comunicação e a integridade de todos os envolvidos no espetáculo esportivo. Situações como esta são inaceitáveis e exigem respostas firmes para que não se repitam.
Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj)
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS)
Associação Riograndense de Imprensa (Ari)
Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc)
Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg)