O jornalista, que foi editor assistente de Política do Jornal do Comércio, João Egydio Gamboa, faleceu na noite dessa quarta-feira (9), aos 76 anos. Segundo familiares, Gamboa teve complicações após uma cirurgia realizada na segunda-feira (7) em hospital de Porto Alegre.

 

O ex-editor do JC deixa a mulher Sara, as filhas Tatiana, Jeanne e Juanita e os netos Rodrigo, Pedro, Miguel, Carlos Eduardo, Francisco, Vicente e Joana.

 

Natural de Santa Vitória do Palmar, o jornalista fez a faculdade de Jornalismo na Ufrgs e um estágio na sucursal do Jornal do Brasil. Foi ainda revisor do Diário Oficial do Estado até ingressar no JC em 25 de maio de 1970.

 

Gamboa iniciou a carreira como repórter de Geral, passou por Esportes e Economia, onde cobria agropecuária – entrevistou ministros da Agricultura e comandou coberturas da Expointer. Em 1977 foi alçado à chefia de reportagem. Introduziu melhorias no 2º Caderno, como uma mesa redonda de especialistas para discutir temas econômicos, e no início dos anos 1980 se tornou secretário de redação.

 

Nos últimos 20 anos, atuou como editor-assistente de Política do JC, onde trabalhou até o ano passado. Gamboa recebeu diversos convites para sair do JC – desde outros veículos até de órgãos governamentais, como a Eletrosul. Mas optou por permanecer no jornal, onde se sentia em casa.

 

Em dezembro, Gamboa foi homenageado com a medalha Alberto André pela Associação Riograndense de Imprensa, como reconhecimento pela sua trajetória no jornalismo gaúcho.

 

O velório será a partir das 9h desta sexta-feira (11) na capela 8 do Cemitério Ecumênico João XXIII, na Capital. O enterro está previsto para as 20h.

 

Leia a matéria do Jornal do Comércio clicando aqui.

 

Fonte: Jornal do Comércio