O Sindicato de Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul (SindJoRS), com profunda tristeza, comunica o falecimento do jornalista Daniel de Andrade Simões ocorrido nesta segunda-feira (25). O velório será na Sala B do Cemitério João XXIII a partir das 7h desta terça-feira (26). Já a despedida acontecerá a partir das 11h. O SindJoRS se solidariza com familiares e amigos e deseja a todos muita força para superar este momento tão difícil.

 

“Fotografia e solidariedade. Encontrei na fotografia meu jeito de ser humano, ficar ao lado dos que lutam por justiça e liberdade. Ela é por si mesma, história, basta um clic e uma mente inquieta”, escreveu Daniel Andrade em sua página do Facebook expressando um pouco de seus ideais de vida.

 

Nascido em 30 de janeiro de 1948, em Rio Real (BA), Daniel de Andrade Simões atuou por décadas como fotógrafo profissional, tendo realizado várias exposições e escrito alguns livros. Durante a ditadura civil-militar de 1964, ele esteve exilado no Chile e na França. Em Moçambique, atuou na Agência de Informação Moçambicana (AIM). Em 1980, após a anistia, trabalhou no Coojornal, na RBS e como freelancer em outros veículos de imprensa. Era sindicalizado ao SindJoRS desde 16 de julho de 1980.

 

Texto: Mateus Azevedo / Diretoria SindJoRS