O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS realiza, nos próximos dias 17 a 19 de fevereiro (de segunda a quarta), eleições para escolha das delegadas e dos delegados sindicais. O pleito nas redações dos veículos acontece de forma virtual e, durante o horário de funcionamento da entidade, das 10h às 17h, colegas podem tirar suas dúvidas no WhatsApp do Sindicato: (51) 3228-8146. Ao todo, quatro candidatas e candidatos concorrem como representantes do Sindicato, todas e todos profissionais de redações da capital, Porto Alegre.
A delegada ou delegado sindical é quem representa o SindJoRS dentro do veículo em que atua na capital ou no interior do Estado. É por meio deste profissional que demandas e propostas da categoria chegam até a entidade com maior agilidade. Todas(os) as(os) colegas, sindicalizados ou não (basta ser jornalista com registrado profissional no Ministério do Trabalho), estão aptos a votar na candidata ou candidato que concorre pela empresa em que trabalham. O link específico de cada redação será disponibilizado para as e os candidatas(os) repassarem aos seus colegas e, também, para o departamento de recursos humanos das emissoras. É importante ter em mãos o número do registro profissional. Quem tiver interesse pode solicitar também via e-mail para secretaria@jornalistas-rs.org.br.
“Conseguimos participação de jornalistas de algumas das principais redações da capital. Isso é muito importante porque demonstra que estamos indo pelo caminho certo e que a categoria entende a importância em trabalhar para fortalecer ainda mais a luta sindical. Só assim poderemos manter as conquistas atuais e lutar por mais direitos com força frente aos sindicatos patronais e aos gestores das empresas de comunicação. Não alcançamos a totalidade dos veículos, com candidatas e candidatos de diversos locais da capital e do interior, mas sabemos que essa consciência e disposição de participação precisa ser construída. Desde o desmonte dos direitos trabalhistas, em 2017, quem sai lucrando com a baixa participação são as empresas que acabam desrespeitando direitos das e dos trabalhadoras(es). Mas, é preciso considerar que esta é uma disputa saudável e que reforça o processo democrático desta gestão”, salienta a presidenta do SindJoRS, Laura Santos Rocha.
Delegadas e delegados sindicais que estão concorrendo
Alexandre Leboutte da Fonseca – TVE e FM Cultura
Jonas Ribeiro de Campos – RBS TV
Luciamem Winck – Correio do Povo
Marco Bocardi – SBT
Os representantes das delegacias regionais, eleitos anteriormente no início do mandato da Gestão SindJoRS 2022/2025, que atuam nas suas respectivas cidades e regiões de Erechim (Alto Uruguai – Edson Luiz Rosa), Pelotas (Zona Sul – Niara de Oliveira), Rio Grande (Litoral Sul – André Zenobini Nascimento, Andrea Amaral Müller e Michelle Pereira Rossetini), Passo Fundo (Planalto Médio – Rosângela Aparecida Borges), Santa Maria (Centro – Mateus Campos de Azevedo) e São Leopoldo (Vale do Sinos – João Ávila) permanecem em seus cargos até o final desse mandato do Sindicato.
Texto e arte: Laura Santos Rocha/Diretoria SindJoRS
Leia também: