O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) participou, nesta terça-feira (29/10), da cerimônia do Prêmio ARI de Assessoria de Imprensa 2025, realizada na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre. A distinção celebra a força da comunicação estratégica e o papel essencial das assessorias de imprensa na construção de uma sociedade informada, crítica e participativa — que transforma informação em serviço, cultura e cidadania.
Com patrocínio do Sicredi, o prêmio reconhece trabalhos de excelência nas categorias Gestão de Comunicação e Relacionamento com a Imprensa — nas modalidades Pública, Privada e Terceiro Setor/Cooperativismo — e Profissional do Ano, valorizando o trabalho de quem constrói pontes entre instituições, jornalistas e a sociedade.
Entre as finalistas ao troféu Assessor(a) de Imprensa do Ano esteve Stela Pastore, representante do Núcleo de Relações Institucionais do SindJoRS e vice-presidenta Sul da Fenaj, que ressaltou a importância de reconhecer o segmento: “Dos 152 prêmios jornalísticos nacionais, o Prêmio ARI/Sicredi de Assessoria de Imprensa é um dos únicos voltado à função”, destacou.
Stela também lembrou duas frentes fundamentais de valorização profissional: a campanha nacional da Fenaj — “Assessor de Imprensa é Jornalista”, que reafirma a identidade e o papel estratégico das assessorias na prática jornalística, e a campanha permanente da PEC do Diploma, que defende a retomada da obrigatoriedade da formação superior específica para o exercício da profissão.
As diretoras Sílvia Fernandes, Jeanice Dias Ramos, Carla Seabra e Thamara Costa Pereira também marcaram presença, reforçando o compromisso coletivo do SindJoRS com a valorização das assessorias de comunicação, que dão voz às instituições, ampliam o acesso à informação de qualidade e fortalecem o jornalismo como pilar da democracia.
📷 Mariana Czamanski e registros da diretoria SindJoRS
Leia também:
Fabiana Kloeckner é a Assessora de Imprensa de 2025 – Por CLÁUDIA COUTINHO
Galeria de fotos:











