Em caravana desde novembro de 2024, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social chega a Porto Alegre após rodar 8 estados do país para lançar o livro Ecos de Búzios e a pesquisa Vozes Silenciadas: a cobertura da mídia sobre as leis de cotas.

 

O evento vai acontecer no dia 11 de março, terça-feira, às 19 horas no Sindbancários (R. Gen. Câmara, 424). Além do lançamento dos materiais, haverá um coffee-break seguido de debate com a participação on-line de autores das publicações e no presencial com a participação da jornalista Jeanice Ramos e do estudante Alejandro Guerrero. A mediação será de Júlia Lanz, jornalista e integrante do Intervozes.

 

A pesquisa “Vozes Silenciadas: a cobertura da mídia sobre as leis de cotas” possui distribuição gratuita. A versão impressa estará disponível no evento e a versão digital está no site do Intervozes. O livro “Ecos de Búzios: contribuições ao debate brasileiro sobre comunicação e relações étnico-raciais” está à venda na internet pela editora Dandara e também durante o evento ao custo de R$60,00.

 

Os convidados:

Jeanice Ramos é jornalista, bibliotecária e museóloga, integra o GT Angola Janga, o grupo Maria Mulher – Organização de Mulheres Negras e a Marcha Mundial das Mulheres (MMM). Foi coordenadora do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) por mais de 20 anos. Integra o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) e Direção Geral do SindJoRS.

 

Alejandro Guerrero é estudante de letras na UFRGS, beneficiário da Lei de Cotas e presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul – UEE/RS.

 

O Intervozes:

O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social é uma organização que luta pelo direito à comunicação, a liberdade de expressão, por uma mídia democrática e uma Internet livre e plural. Para que todas as pessoas, sotaques, raças, religiões e ideias possam ser ouvidas e respeitadas. Para o Intervozes, o direito à comunicação é indissociável do pleno exercício da cidadania e da democracia.

 

Com mais de 20 anos de existência, o coletivo é formado por ativistas e profissionais com formação e atuação nas áreas de comunicação social, direito, arquitetura, artes e outras, distribuídos em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal. Cada associada e associado do Intervozes é, ao mesmo tempo, promotor(a) de ações locais e colaborador(a) na formulação e realização de estratégias nacionais adotadas pelo coletivo.

 

SERVIÇO:

Lançamento e debate das publicações – livro “Ecos de Búzios: contribuições ao debate brasileiro sobre comunicação e relações étnico-raciais” e pesquisa “Vozes Silenciadas: a cobertura da mídia sobre as leis de cotas”.
Terça-feira – 11/03 – 19 horas
No Sindbancários (R. Gen. Câmara, 424)

 

Texto: Júlia Lanz, do Intervozes