Um ato em defesa da democracia e em repúdio ao golpismo será realizado nesta segunda-feira (9), às 18h, na Esquina Democrática, em Porto Alegre. O protesto está sendo organizado pela Frente Brasil Popular, com o apoio das centrais sindicais.

 

Também haverá manifestações no interior gaúcho, condenando as ações terroristas. Em Pelotas, o ato será promovido às 18h, na Esquina Democrática (Chafariz da Sete). Já em Rio Grande o protesto será realizado no Largo Dr. Pio.

 

As mobilizações segue orientação nacional de movimentos sindicais e populares após a invasão e a destruição dos prédios dos três poderes na tarde deste domingo (8), em Brasília, por bolsonaristas terroristas, fascistas e extremistas de direita.

 

Leia a íntegra da nota de convocação dos atos!

MOVIMENTOS SINDICAIS E POPULARES REPUDIAM GOLPISMO E CONVOCAM MANIFESTAÇÕES EM DEFESA DA DEMOCRACIA NESTA SEGUNDA-FEIRA EM TODO O BRASIL

 

As organizações sindicais e populares que integram as Frentes Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo, o Fórum das Centrais Sindicais, a Coalizão Negra por Direitos e a Convergência Negra, reunidas em defesa do Estado Democrático de Direito, vêm a público para:

 

a. Registrar o mais veemente repúdio aos atos de vandalismo e criminosos praticados no dia de hoje em Brasília, que atentam contra a democracia e depredaram a sede dos três poderes da República. Adotamos estado de mobilização e vigilância permanente em defesa da democracia, do governo legitimamente eleito, contra o golpismo e pela punição dos responsáveis pelos ataques às instituições.

 

b. Orientar todas as organizações sindicais e populares, bem como toda militância social do campo democrático e progressista a manifestarem-se nas ruas de todo o país no final da tarde desta segunda-feira (9), em defesa da democracia, das instituições e da soberania do voto popular.

 

c. Construir ato político a realizar-se em Brasília na próxima quarta-feira (11) com foco na defesa da democracia, no repúdio aos ataques às instituições da República praticadas por fascistas neste domingo e na defesa de que aqueles que financiaram e praticaram crimes sejam responsabilizados. Realizaremos essas manifestações em aliança com todos as lideranças, autoridades e segmentos da sociedade comprometidos com a defesa do Estado Democrático de Direito.

 

d. Reunir-se, em preparação, com partidos, centrais sindicais, movimentos populares e organizações da sociedade com atuação nacional nesta segunda-feira, 9 de janeiro, às 14 horas, por videoconferência.

 

Brasil, 08.01.23

 

Fórum das Centrais Sindicais
Frente Brasil Popular
Frente Povo Sem Medo
Coalizão Negra por Direitos
Convergência Negra

 

Foto: Reprodução | Fonte: CUT-RS