Jornalistas que tiverem interesse em participar da votação nas eleições sindicais do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) e da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) precisam atualizar seus contatos de telefone, de e-mail e colocar em dia a sua situação financeira até segunda-feira, dia 30 de junho de 2025. Esse ano, por questões de segurança, de economia e de agilidade, será utilizada a mesma plataforma de votação on-line e, pela primeira vez, a Federação e o Sindicato estão com chapa única e com a apresentação para a reeleição de duas presidentas. Para poder receber as informações, e exercer seu direito em escolher as e os representantes que estarão a frente dessas duas entidades na Gestão 2025/2028, é necessário verificar sua situação nesse link: https://jornalistas-rs.org.br/pagina-financeiro/.

 

A comissão eleitoral organizou, em um processo de transparência, todos os ritos necessários para a inscrição das chapas, dentro dos prazos regimentais acordados, comunicou as empresas do nome das e dos colegas jornalistas que estão concorrendo e aguardou, também, o prazo para possíveis impugnações que encerrou no dia 20 de junho. Portanto, está referendada a Chapa 1 – “CORAGEM: NÓS PODEMOS MAIS! + SindJoRS + Direitos + Jornalismo + Ética + Cidadania como única concorrente do Rio Grande do Sul nesse pleito.

 

Serão essas e esses jornalistas que estarão defendendo seus direitos nas mesas de negociação com os sindicatos patronais, lutando para manter ativa as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), reivindicando melhores condições de trabalho, de segurança e de saúde mental para toda a nossa categoria. Participar desse pleito, e fortalecer a luta sindical, é colocar o debate sobre o nosso futuro e do jornalismo em outro patamar.

 

A eleição, que escolherá os novos integrantes para a Diretoria Executiva, a Diretoria Geral, o Conselho Fiscal, a Comissão Estadual de Ética, e de seus respectivos suplentes, está marcada para os dias 15 e 16 de julho. A votação ocorrerá pela Internet, das 8h de 15 de julho de 2025 até as 20h de 16 de julho de 2025, ou em computador disponível, na sede da entidade, das 10h às 18h. O pleito será concomitante com a eleição para a nova diretoria da Fenaj e as e os integrantes da Comissão Nacional de Ética (CNE) para o mandato de três anos, com início em agosto.

 

Conheça as e os jornalistas que fazem parte da Chapa 1 – “CORAGEM: NÓS PODEMOS MAIS! + SindJoRS + Direitos + Jornalismo + Ética + Cidadania

 

DIRETORIA EXECUTIVA

TITULARES – Laura Eliane Lagranha Santos Rocha, Katia Cilene Marko Andreuchetti, Pedro Guilherme Dreher, Silvia Fernandes, Tamara Maria Costa Pereira, Maristela Pastore e Jorge Luis Leão Machado

SUPLENTES – Niara Luiza Ramos de Oliveira, Mônica Cabañas Guimarães, Mateus Campos De Azevedo, Luciamem Caiaffo Winck, Leticia da Silva de Castro, Carla Rosane Pacheco Seabra e Andre Zenobini Nascimento

 

CONSELHO FISCAL:
TITULARES – Adroaldo Bauer Spíndola Corrêa, Marcos Emilio Santuario e Ulisses Almeida Nene

SUPLENTES – Thaïs Vieira Bretanha, Dolcimar Luiz Da Silva e Igor Umberto Sperotto

 

DIRETORIA GERAL: Alexandre Freitas Haubrich, Celso Augusto Schröder, Eduardo Silveira, Elaine Barcellos de Araújo, Eliane Teresinha de Souza Silveira, Isabel Cristina Clavelin da Rosa, Jeanice Dias Ramos, Jonas Tiago Souza Silveira, Luciane de Oliveira Franco e Simone Medeiros Ramos

 

COMISSÃO ESTADUAL DE ÉTICA: Carlos Henrique Esquivel Bastos, Ilza Maria Tourinho Girardi, José Antônio Simch da Silva, Moisés dos Santos Mendes, Paulo Raymundo Gasparotto, Pedro Luiz da Silveira Osorio, Renato Nunes Dorneles, Telia Negrão Tonhozi, Vera Daisy Barcellos Costa e Vera Maria Spolidoro de Cuadrado.

 

Composição da Chapa 1 – “FENAJ em luta pelos jornalistas, por direitos e democracia”

Diretoria Executiva:

Presidência – Samira de Castro (CE)
1ª Vice-presidência – Moacy Neves (BA)
2ª Vice-presidência – Thiago Tanji (SP)
Secretaria-Geral – Priscila Chandretti (MG/JF)
Secretaria Administrativa – Renata Mafezzoli (DF)
1ª Tesouraria – Wilson Reis (AM)
2ª Tesouraria – Marcia Raquel (PR)
1ª Suplência – Alexandre Lino (AL)
2ª Suplência – Andressa Rebonatto (ES)

 

Vice-presidências Regionais:

Norte I – Adriana Cruz (RR)
Norte II – Helena Sária (PA)
Nordeste I – Inise Machado (PB)
Nordeste II – Severino Junior (PE)
Sudeste – Breno Araújo (MG)
Centro-Oeste – Gerson Jara (MS)
Sul – Stela Pastore (RS)

 

Secretarias Temáticas:

Relações Institucionais – Antônio Paulo Santos (AM) e Marcos Urupá (DF)
Relações Internacionais – Ayoub Hanna Ayoub (NPR) e Rafael Mesquita (CE)
Educação, Cultura e Aperfeiçoamento Profissional – Rogério Christofoletti (SC) e Paulo Thadeu (RR)
Gênero, Raça e Etnia – Germana McGregor (CE) e Alessandra Bacelar (TO)
Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral – Fernanda Gama (BA) e Ricardo Andretto (NPR)
Mobilização em Assessoria de Comunicação – Márcia Quintanilha (SP) e Letícia Castro (RS)
Mobilização em Produção e Imagem – Eduardo Viné (SP) e Marcelo Henrique (AL)
Saúde e Segurança – Fábio Bispo (SC) e Norian Segatto (SP)

 

Conselho Fiscal:

Milton Alves (SE)
Luiz Carlos de Oliveira (PI)
Itamar Perenha (MT)

 

Além da homologação da chapa, a CEN também deliberou sobre as candidaturas à Comissão Nacional de Ética da FENAJ. Foram homologadas as candidaturas de sete jornalistas:

Célio Martins (PR)

Edgar Rebouças (ES)

Fernanda Viseu (ERJ)

Franklin Valverde (SP)

Luiz Cordeiro (AC)

Marjorie Moura (BA)

Silvia Fernandes (RS)

 

Texto: Laura Santos Rocha / Diretoria SindJoRS

 

Leia também:

Eleições sindicais 2025: atualize seu cadastro para participar das eleições do SindJoRS e da Fenaj

Prazo de atualização cadastral para participar das eleições do SindJoRS e da Fenaj encerra dia 30 de junho