Colegas jornalistas gaúchas e gaúchos, que atuam em diferentes regiões do país, abraçaram a ideia e demonstraram responsabilidade sindical ao participar da assembleia virtual que aconteceu hoje, sábado, 24 de maio de 2025, pela manhã, para escolher a Comissão Eleitoral que conduzirá o pleito do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS). Comprometidos com a continuidade da existência dessa entidade histórica, que luta pelos direitos de todas e de todos, há mais de 82 anos, a categoria escolheu, por unanimidade, os jornalistas Ademir Wiederkehr e Zé Lima como as pessoas responsáveis por conduzir o processo que definirá a composição da próxima Diretoria Executiva, Diretoria Geral, do Conselho Fiscal e da Comissão Estadual de Ética – Gestão SindJoRS 2025/2028.

 

“É uma grande honra participar outra vez da Comissão Eleitoral para ajudar a garantir um processo tranquilo e democrático para renovar a direção do Sindicato e fortalecer a representação da categoria de jornalistas”, afirma o ex-secretário de Comunicação da CUT-RS e do SindBancários, jornalista Ademir Wiederkehr.

 

“Considero um dever participar da Comissão Eleitoral como jornalista sindicalizado há 45 anos e ex-diretor do Sindicato. O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul tem uma história marcante de defesa da democracia no Brasil, dos direitos da categoria e da importância dos direitos da informação, da comunicação e da democratização dos meios de comunicação”, pondera o jornalista Zé Lima.

 

Estiveram presentes integrantes da atual diretoria, profissionais de diferentes veículos e personalidades que atuam há muito tempo no meio jornalístico e que elegeram, por unanimidade, a Comissão Eleitoral que estará à frente dos trabalhos. O processo ocorrerá nos dias 15 e 16 de julho de 2025, mesma data da eleição para escolha da nova diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e, nesse ano, as duas votações acontecem de forma on-line na mesma plataforma de votação. O próximo passo da equipe eleita será a definição do prazo para inscrição de chapas, de atualização cadastral da categoria e de quem estará apta(o) a participar com candidatura ou como votante. A novidade, nesse ano, é que o regimento interno foi alterado propiciando a possibilidade de participar quatorze colegas na diretoria executiva (sete titulares e sete suplentes). O SindJoRS já iniciou o processo de atualização cadastral para que as e os jornalistas estejam aptas(os) para a votação. É necessário, para participar, estar em dia com as suas obrigações antes da eleição.

 

No site da entidade consta o Regimento Interno das Eleições onde estão informações importantes como, por exemplo, quem pode participar como candidato e quais as condições necessárias para votar. Clique aqui para acessar o arquivo: REGIMENTO INTERNO DAS ELEIÇÕES SINDICAIS SINDJORS.

 

“Estamos vivenciando momentos difíceis nos movimentos sindicais, desde o desmonte pela (des)reforma trabalhista de 2017, onde não existe mais aporte financeiro para as entidades de classe realizarem suas atividades e as novas gerações de profissionais estão entrando no mercado de trabalho com pensamentos individualistas de sobrevivência. Quando as e os jornalistas perceberem que, na luta coletiva, todas e todos ganham, porque os direitos adquiridos serão para a categoria inteira, conseguiremos reverter esse quadro de pouca participação sindical. Quem ganha com esse desmonte são os patrões que sabem estar lidando com um grupo de pessoas com pouca organização e que parece desconhecer a sua força social”, comenta a presidenta Laura Santos Rocha.