O Mercado Público de Porto Alegre, que neste ano celebra 156 anos de história, recebe até o dia 08 de outubro de 2025 a exposição A Força da Memória: 20 anos do livro Negro em Preto e Branco – História Fotográfica da População Negra de Porto Alegre.
A mostra reúne imagens em preto e branco que afirmam a trajetória da população negra porto-alegrense, evocando álbuns de família, lembranças coletivas e a força da fotografia como ferramenta de reparação e valorização da memória.
Selecionadas pela fotógrafa Irene Santos, a obra revisitada traz o mesmo vigor que há duas décadas deu origem ao livro que se tornou referência na documentação da história negra na cidade, e como afirma Philipe Doubis, um olhar empático repara imediatamente, e essa exposição trás “um caminho que provoca, valoriza e repara através da imagem, baseado no princípio de distância e aproximação, com um olhar ético e autêntico” e a curadoria se inspirou nesta concepção.
Os textos do livro são assinados pela jornalista Vera Daisy Barcellos, que é representante da Comissão Estadual de Ética, do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS), com participação de Silvia Abreu na montagem e divulgação da publicação original, e revisão de Oliveira Silveira, professor e poeta, preponente do 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra, data que se contrapõe ao 13 de maio e que marcou definitivamente a luta do movimento negro brasileiro. Nesta exposição, Irene Santos, Vera Daisy Barcellos, Silvia Abreu e Oliveira Silveira são especialmente homenageados, assim como todas as 100 famílias que doaram suas fotografias pessoais para a construção desse acervo afetivo e histórico, além das personalidades que assinam os textos do livro.
A exposição nasce do trabalho da produtora e documentarista Lizandra Moraes, que a partir de seus estudos da política educacional de museus junto ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e propõe o ambiente como terceiro educador. A concepção conta ainda com o apoio do Ponto de Cultura Terra de Bambas, onde o artista Sílvio Oliveira materializa o projeto arquitetônico que dá corpo à exposição, criando esse caminho que percorre memórias.
Durante todo o período, haverá mediações diárias das 11h às 16h, conduzidas por uma equipe preparada para dialogar com o público e apresentar o caráter reparador e vibrante da obra.
Programação Especial – 04 de outubro (início às 11h30)
Em homenagem ao aniversário do Mercado Público, o público será presenteado com atrações culturais:
Ricardo Cordeiro, interpretando o Hino de Porto Alegre;
Show Força da Memória, da banda Puro Asthral, em tributo aos artistas que ajudaram a construir a identidade rítmica da cidade. A apresentação celebra o legado de Carlos Alberto Barcellos (Roxo), com a direção de Juliano Barcellos Costa, que entrega ao público essa homenagem musical;
O espaço expositivo está montado no piso superior do Mercado Público, em formato itinerante, convidando a cidade a um mergulho afetivo nos territórios, rostos e histórias que constituem Porto Alegre.
SERVIÇO
📌 Exposição: A Força da Memória – 20 anos do livro Negro em Preto e Branco
📅 Prorrogada até 08 de outubro de 2025
🕙 Mediações: das 11h às 16h
📍 Mercado Público de Porto Alegre – Piso Superior
🎶 Programação Especial – 04/10 às 11h30: Ricardo Cordeiro + Banda Puro Asthral (Show Força da Memória)
📲 Agendamento de grupos: @almasretintas | (51) 98595.9611 – Lizandra Moraes
Patrocínio: Ministério da Cultura – Lei Aldir Blanc
Apoio: Prefeitura de Porto Alegre – Edital PNAB POA Fomento 2024