Prestes a completar 80 anos de fundação, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) – fundado em 23 de setembro de 1942 – realiza mais um processo eleitoral para escolha de sua direção nos dias 26, 27 e 28 de julho, somente pela internet. Na próxima semana, os seus associados vão escolher a condução de sua entidade representativa para o próximo triênio e, também, seus representantes para a Federação Nacional de Jornalistas – Fenaj.
Mas você sabe por que é tão importante votar nas eleições sindicais quando se é um filiado?
Você sabe que seu voto é fundamental para que os dirigentes sindicais tenham suas iniciativas respaldadas pela representatividade que lhes é concedida por meio do voto?
As Eleições sindicais são um momento ímpar que permite a participação ativa de todos e respalda a luta da categoria e da Entidade.
O voto de todos dá a sustentabilidade da luta da categoria, além de fortalecer a democracia sindical, garantindo a atuação da Entidade frente aos embates com as entidades patronais, proporcionando uma relação de respeito, onde os empresários são obrigados a reconhecer a força do Sindicado nas negociações travadas.
Além disso, quando você escolhe o seu representante sindical, conscientemente, você também colabora para levar adiante a luta por melhores salários, condições de trabalho e políticas públicas de fortalecimento econômico social. Os benefícios são muitos.
O Sindjors tem sido combativo e presente em diferentes momentos de lutas trabalhistas no país. Por isso mesmo, e, por estar entre as instituições brasileiras que defendem os direitos humanos, identidade das minorias, combate à discriminação de todos os segmentos marginalizados, tem sido procurado por outros setores para se integrar e ser protagonista de ações públicas em defesa da democracia, de valores sociais como justiça, dos direitos humanos e da cidadania, sendo partícipe da cultura produzida no Estado e elemento decisivo nas lutas pela liberdade de imprensa e liberdade de expressão.
Este ano, as eleições do Sindjors ocorrerão com chapa única, o lema da Chapa 1 é SAUDAÇÕES A QUEM TEM CORAGEM! + Sindjors + Luta + Direitos e escolherá os novos integrantes para Diretoria Executiva, Diretoria Geral, Conselho Fiscal e Comissão Estadual de Ética.
No mesmo período, os jornalistas brasileiros podem votar, também de forma on-line, para eleger a nova diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e os integrantes da Comissão Nacional de Ética (CNE) para o mandato de três anos, com início em agosto. Uma única chapa vai participar da eleição direta para a escolha da nova diretoria da Federação, a ser realizada nos dias 26, 27 e 28 de julho. Encabeçada pela jornalista Samira de Castro, do Ceará, a chapa denomina-se “Unidade na Luta – Em Defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia” e tem representantes de todas as regiões do país e da maioria dos Sindicatos de Jornalistas filiados à Federação.
Se sozinho você já faz muito, imagine o que poderá fazer quando estiver colaborando com o seu Sindicato?
Então, participe!
Texto: Rosa Pitsch/Diretoria Sindjors
Leia mais:
Clique para conhecer mais das propostas das chapas Unidade na Luta – Em Defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia e SAUDAÇÕES A QUEM TEM CORAGEM! + Sindjors + Luta + Direitos
Entenda o que são práticas antissindicais e por que são prejudiciais ao trabalhador