O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) deu início, no dia 23 de outubro, ao projeto Diálogos Universitários, iniciativa voltada à aproximação entre o Sindicato e a comunidade acadêmica dos cursos de Jornalismo do estado. Coordenado pelo Núcleo Universidades e Estudantes, o projeto prevê uma série de encontros virtuais com docentes e discentes para construir, de forma coletiva, ações de cooperação entre o SindJoRS e as universidades gaúchas.
A primeira reunião, realizada de forma virtual, contou com professores e professoras de diversas instituições: Basilio Alberto Sartor – coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Deivison Campos – Pontifícia Universidade Católica (PUCRS); Luciana Menezes Carvalho – coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Santa Maria; Miro Bacin e Sara Alves Feitosa – Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus São Borja; Patrícia Regina Schuster – Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Rafael Foletto – UFSM Campus Frederico Westphalen.
O núcleo apresentou a diretoria do Sindicato, resgatou a história do jornal Versão de Jornalistas e propôs um plano de trabalho colaborativo com as universidades. O debate trouxe contribuições importantes, como a necessidade de reafirmar o jornalismo como profissão social, que vai além da escrita, e de estreitar o vínculo entre Sindicato e faculdades, por meio de palestras, eventos e projetos conjuntos. Também foi destacada a importância de estudantes conhecerem mais profundamente o mundo do trabalho e suas implicações profissionais.
Essas propostas serão sistematizadas pelo SindJoRS para embasar as próximas etapas e firmar parcerias e ações de cooperação permanentes.
“Vivenciar essa reaproximação do SindJoRS com as universidades, professores e estudantes de jornalismo é gratificante e mostra que estamos no caminho certo. Esse é o futuro dessa importante entidade sindical: unir forças para lutar por uma comunicação de qualidade, combater as fake news e fortalecer as instituições democráticas”, afirmou a presidenta do SindJoRS, Laura Santos Rocha. “O futuro será construído com esses diferentes olhares — e sempre é possível avançar com responsabilidade e comprometimento”, completou.
Próximos encontros
A segunda etapa do Diálogos Universitários ocorre no dia 18 de novembro, às 15h, de forma virtual, com estudantes de Jornalismo. O objetivo é ouvir as demandas do corpo discente e identificar temas de cooperação.
Na semana seguinte, em 25 de novembro, também às 15h, acontece o terceiro encontro, reunindo professores e estudantes para consolidar propostas e avançar na construção de um plano de ação permanente.
Texto: Mateus Azevedo / Diretoria SindJoRS