O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) e a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) repudiam as agressões de torcedores do Sport Clube Internacional a profissionais de imprensa da equipe do Fabiano Baldasso, ocorridas na noite de quarta-feira (20), ao final da partida entre Internacional e Flamengo, pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América. É inadmissível que jornalistas e demais profissionais da imprensa sejam agredidos no exercício de suas profissões. O SindJoRS e a Fenaj exigem que o Inter explique por que os seguranças do clube não interviram para conter tais agressões, que identifique os torcedores agressores e tomem as medidas cabíveis. Ainda mais que estes casos de violência e desrespeito com a imprensa vem sendo recorrentes não somente no futebol mas, também, em outros eventos.

 

Em menos de um mês (03/08), o jornalista Lucas Dias, repórter do Canal do Baldasso e do programa Debate Raiz, denunciou ter sido ofendido pelo vice-presidente de futebol do Internacional, José Olavo Bisol, numa clara tentativa de desqualificar a imprensa e o jornalismo por parte do dirigente colorado.

 

Portanto, o SindJoRS e a Fenaj consideram ser urgente que os clubes de futebol do estado estabeleçam protocolos para lidar com os profissionais da imprensa de forma respeitosa, para garantir a integridade física destes profissionais enquanto estiverem no exercício de suas funções. É inadmissível que jornalistas sejam agredidos em qualquer local de trabalho. Muito menos em um espaço público que deveria servir de entretenimento para a sociedade.

 

Texto: Mateus Azevedo / Diretoria SindJoRS