Seguindo a perspectiva de estar mais presente no interior do estado, fortalecendo o vínculo com a categoria, os sindicatos, as universidades, entre outros, o Sindicato de Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul (SindJoRS), através do 1º secretário e responsável pela articulação com as delegacias do interior, Mateus Azevedo, participou de reunião com o jornalista, professor e coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN), Iuri Lammel, na tarde desta sexta-feira (08), nas dependências da universidade. Na pauta, foram debatidas algumas possibilidades de cooperação entre as instituições.

 

O secretário sindical salientou a intenção do SindJoRS em estabelecer, futuramente, uma parceria de cooperação entre o sindicato e a UFN, tendo como objetivo o fortalecimento do jornalismo profissional. Azevedo citou o jornal Versão de Jornalistas (clique AQUI para conhecer), veículo produzido pelo Sindicato e que tem uma editoria destinada aos acadêmicos do estado. O sindicalista sugeriu que esta editoria, mediante a coordenação de um docente do curso e na intenção de ser mais um espaço de atividade extracurricular aos alunos, poderia ser uma primeira parceria entre as entidades.

 

O coordenador do Curso de Jornalismo analisou de forma positiva a sugestão e salientou que qualquer iniciativa terá que ser aprovada pelo conjunto de professores e pela direção da universidade. Lammel mencionou que, além de atividades voltadas à redação jornalística, práticas ligadas à diagramação também poderiam ser pensadas. O professor destacou a importância das instituições constituírem uma aproximação mais sistemática para qualificarem os serviços prestados à sociedade.

 

Visita às dependências do curso

Após a reunião, o professor convidou Mateus Azevedo para visitarem os estúdios da TV e da Rádio UFN, emissoras da universidade, entre outros setores utilizados na formação acadêmica dos alunos do curso. O curso de Jornalismo da UFN forma dezenas de alunos, anualmente, desde 2003, tem duração de oito semestres e é realizado à noite.

 

Texto: Mateus Azevedo | Diretoria SindJoRS | Foto: Emanuelle da Rosa (colaboração)