Faleceu nesta terça-feira, 14, o repórter fotográfico Arfio Fontoura Mazzei, aos 71 anos, sindicalizado desde 20 de março de 1992. O colega atuou no Jornal Minuano, no final da década de 1990, e teve publicações no Jornal da Noite e na Zero Hora. Foi diretor da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e também participou das diretorias do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) nos períodos de 1998 – 2001, 2001 – 2004, 2004 – 2007 (Diretoria Geral), 2007 – 2010 (como suplente do Conselho Fiscal) e 2010 – 2013 (Titular do Conselho Fiscal). Além disso, realizou diversos trabalhos autônomos.

 

A diretoria do SindJoRS manifestou sua solidariedade à família, aos familiares, aos amigos e às amigas do colega. Nos grupos de whatsapp e nas redes sociais colegas da diretoria e profissionais que atuaram com o fotojornalista demonstraram surpresa com o ocorrido e pontuaram a trajetória brilhante desse profissional das imagens.

 

O jornalista Carlos Bastos, de 90 anos, escreveu: “Belo profissional e ótima pessoa.” “Ah! Que descanse em paz! Pessoa de bom coração, alegre, divertido. Além de ser um fotógrafo de respeito! Notícia triste essa!”, comentou Neusa Ribeiro. A jornalista Bel Clavelin, responsável pelo Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do SindJoRS, comentou: “Que Deus, na sua infinita bondade e misericórdia, receba esta alma valorosa”. “Lamentável. Trabalhei várias vezes com ele. Um bom profissional e ótima parceria. Um abraço a todos os familiares e amigos”, foi o comentário do jornalista Zé Antônio.

 

“BOA VIAGEM, ARFIO MAZZEI (1953-2025). @ Se foi, o Árfio. Grande fotógrafo, adorava as paisagens rurais. Eu o conheci como enteado do querido amigo Danilo Ucha, jornalista de alta competência. Ambos nasceram em Santana do Livramento. Não cheguei a trabalhar com ele, mas nos encontramos muitas vezes na noite de Porto Alegre, e tínhamos uma simpatia recíproca. No perfil dele aqui no Facebook está uma amostra dos tantos amigos que tinha”, de Juarez Fonseca, no Facebook.

 

“Com tristeza, fiquei sabendo agora do falecimento do colega e fotógrafo de grande talento Arfio Mazzei. Também foi diretor do Sindicato dos Jornalistas-RS por muitos anos. Gente boa, amigo, deixa saudades e boas lembranças. Meus sentimentos aos familiares, de Ulisses Nenê, também nas redes sociais. “Uma notícia triste me pegou no meio desta manhã. Partiu um dos meus mais assíduos parceiros de estrada no Jornalismo. Arfio Mazzei, o Alemão, 71 anos, era um dos mais conceituados fotojornalistas do RS e fez comigo nos pampas grandes reportagens. Era também vizinho aqui na Cidade Baixa e, por consequência, nos encontrávamos com assiduidade (especialmente no Bar do Afonso), ao lado de outros colegas. Era parceiro, de largo papo e deixa um enorme legado. Força para os familiares e para o vasto cartel de amigos que fez em sua trajetória. À tarde, nos despediremos dele”, comentou Jorge Correa, também no Facebook. “Fronteiriço clássico. Fotógrafo das lonjuras”, escreveu Moisés Mendes.

 

Deixará a saudade, com seu sorriso franco e cativante, para as pessoas que tiveram o privilégio de conviver com esse fiel parceiro sempre pronto para auxiliar e presente para apoiar nas diferentes necessidades. Que descanse em paz e tenha a tranquilidade de missão cumprida.

 

Texto: Laura Santos Rocha/Diretoria SindJoRS

 

Leia também:

Jornal do Comércio – Fotógrafo gaúcho Arfio Mazzei morre aos 71 anos em Porto Alegre

Coletiva.net – Fotojornalista Arfio Fontoura Mazzei morre aos 71 anos