Com grande pesar, o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) informa o falecimento da jornalista e professora de Comunicação Beatriz Correa Pires Dornelles, ocorrido nesta terça-feira, dia 12 de novembro de 2024.

 

Beatriz (Bia) tinha uma grande paixão pelo Jornalismo que buscou transmitir aos seus alunos na Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), onde era professora desde 1993. Trabalhou, de 1984 a 1994, como repórter no jornal Pioneiro, do Grupo RBS. Desde 2014 ela atuava como editora da Revista Famecos, do Programa de Pós-Graduação da PUCRS. Possuía especialização em Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, Metodologia do Ensino Superior, Uso da História no Jornalismo, Gramática e edição de Revistas Científicas.

 

Repórter dedicada com passagem por vários veículos de comunicação, Bia se destacou como pesquisadora de jornais comunitários e do interior do Estado. O pouco que sabemos do jornalismo regional, principalmente da sua terra, Alegrete, e outros municípios devemos à professora Bia. Também foi muito atuante na defesa do jornalismo e de suas entidades como Associação Riograndense de Imprensa, onde era diretora do Departamento do Interior, e do SindJoRS, sindicalizada desde 22 de março de 1983.

 

Irmã, mãe e companheira, a colorada Bia deixa, além de seus familiares, muitos amigos, colegas e ex-alunos. Vá em paz, querida amiga. Os atos de despedidas serão hoje, 13 de novembro, das 11h à 18h, na capela histórica do Crematório Metropolitano São José.

 

Texto: Ivone Cassol