A Comissão Eleitoral do Fórum Municipal de Mulheres de Porto Alegre homologou os nomes da diretora Katia Marko e da delegada regional Niara de Oliveira, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, (Sindjors), para a Plenária de Eleição do Pleno do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres – Comdim/POA. O evento ocorrerá no dia 7 de fevereiro, segunda-feira, às 19h30min. Esta é terceira vez seguida que o Sindjors tem suas indicações deferidas pelo Fórum. Atualmente a presidenta do Comdim é Márcia Peçanha Martins, diretora do Sindjors, eleita em 9 de setembro de 2019 e que teve oficializada a posse da diretoria executiva do Conselho somente em 15 de setembro de 2021, através da Portaria 380/21 publicada no Diário Oficial do Municipio. Cabe lembrar que a primeira representante do Sindicato à frente do Conselho – gestão 2014/2017 – foi a atual presidenta do Sindjors, Vera Daisy Barcellos, que tem uma histórica militância no movimento feminista das mulheres negras.

 

Na programação eleitoral está prevista a abertura das inscrições de chapas para a direção do Comdim para 10 de fevereiro, cujo pleito ocorrerá dia 21 do próximo mês. Para a escolha da nova Direção do Comdim, deverão ser constituídas chapas, compostas dos 7 cargos previstos no artigo 9º do Regimento interno, ou seja: Presidência, Vice-presidência, Segunda Vice-presidência, Secretaria, Segunda Secretaria, Tesouraria e Segunda Tesouraria, a serem inscritas através do e-mail do FMM: forumdemulherespoa@gmail.com até às 23h59min do dia 16 de fevereiro.

 

O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim) é um órgão de caráter permanente, com competência propositiva, consultiva, fiscalizadora, normativa e deliberativa em relação a matérias pertinentes aos Direitos das Mulheres. Instituído em 1995, o Conselho é constituído por sete integrantes do governo e 14 de órgãos e entidades não-governamentais.

 

Fonte: Diretoria Sindjors