O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) informa que fará assembleia no próximo dia 1º de agosto, às 18h, para escolha de delegados representantes ao 38º Congresso Nacional dos Jornalistas, de 22 a 24 de agosto de 2019, em Fortaleza-CE. O Sindicato tem direito a quatro representantes, definidos de acordo com o número de associados.

 

Promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), o evento tem como tema central Afirmar o Jornalismo e o papel dos Jornalistas: função social, viabilidade econômica e desafios da profissão. A proposta é reunir cerca de 400 participantes, com atividades no Teatro São José e no Hotel Sonata de Iracema.

 

A abertura, que acontecerá no Teatro São José, na noite de 22 de agosto, marcará a posse solene das novas gestões da FENAJ e do Sindjorce. A 38ª edição do Congresso Nacional dos Jornalistas terá também um caráter de homenagem a profissionais que, reconhecidamente, contribuíram com o desenvolvimento da atividade profissional no país: Alberto Dines, Audálio Dantas e José Marques de Melo.

 

O evento, que tem como público alvo os profissionais e estudantes de Jornalismo, comunicadores populares e outros trabalhadores da área da comunicação interessados em discutir as questões do Jornalismo, está estruturado em conferência de abertura, painéis de discussão, oficinas e plenárias deliberativas.

 

O congresso tem apoio do Governo do Estado do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Estado, da Câmara de Vereadores de Fortaleza e do Banco do Nordeste (BNB). O apoio institucional é da Associação Brasileira da Podcasters (Abpod).

 

Luta pela democracia nas comunicações

Entidade máxima de representação dos jornalistas no Brasil, a FENAJ representa cerca de 100 mil jornalistas brasileiros. O Congresso Nacional dos Jornalistas é a maior instância de decisão da categoria, na qual são discutidas e aprovadas a linha política do movimento sindical nacional e as principais ações de luta da categoria para cada ciclo de dois anos.

 

“O 38º Congresso Nacional dos Jornalistas é o momento de a categoria renovar o compromisso ético e conclamar a sociedade a apoiá-la na luta pelo Jornalismo e pela democracia nas comunicações. É, portanto, um evento de grande importância social e política”, afirma a presidenta da FENAJ, Maria José Braga.

 

Participam do Congresso delegados sindicais escolhidos em congressos estaduais/municipais ou em assembleias, realizados pelos Sindicatos dos Jornalistas, além de profissionais da Comunicação, estudantes e professores de Jornalismo.

 

Leia mais:

Abertas inscrições para o 38º Congresso Nacional dos Jornalistas

 

Fonte: Fenaj com SINDJORS