O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) presta sua solidariedade a família do morador em situação de rua Cleber Luis Costa da Silva, jornalista, que foi encontrado morto em mais uma noite fria na cidade de Porto Alegre. É lamentável tomar conhecimento que, por falta de políticas públicas necessárias em momentos angustiantes de frio em nosso estado como apresentado nos últimos dias, um colega de profissão tenha sido vítima nestas circunstâncias de descaso. Vale lembrar que projetos sociais, que prestavam assistência principalmente para moradores de rua, do município e do estado foram encerrados nas atuais administrações.
Cleber Luis Costa da Silva, morador em situação de rua, morreu com uma parada cardíaca no frio, em Porto Alegre, na madrugada de 5 de julho, sexta-feira. Ele foi encontrado por agentes da Brigada Militar na rua Duque de Caxias, enquanto faziam ronda no Centro Histórico, a menos de 200 metros do Palácio Piratini, casa do governador, a meio-quilômetro do Paço Municipal, casa do prefeito. Conforme os policiais, não havia sinais aparentes de violência. Prestes a completar 51 anos, Cleber era jornalista e estava desempregado. O corpo foi enterrado, na tarde deste sábado, no Cemitério São Miguel e Almas.
A família de Cleber é de origem humilde e não possui recursos para arcar com as despesas de sepultamento. Amigos e ex-colegas de profissão se uniram para que ele não fosse enterrado como indigente e agora solicitam o apoio da sociedade para arcar com estes custos.
Foi o jornalista Silvio Ribeiro que identificou Cleber. Ele havia ficado com o currículo da vítima na semana passada. Após a notícia da morte de um morador de rua, um amigo em comum suspeitou que pudesse se tratar de Cleber. Ribeiro foi até a delegacia e conferiu no boletim de ocorrência o número da identidade dele.
Nas redes sociais, amigos se manifestaram com pesar sobre a morte de Cleber (abaixo). Segundo postagens, ele era formado pela Ulbra e integrou o DCE da Universidade na década de 1990. Durante a carreira, trabalhou em jornais de bairro e do comércio e idealizou a publicação “Futebol Feminino em Revista”. Cleber não era casado, nem tinha filhos.
Quem puder contribuir com as despesas depositar qualquer valor na seguinte conta:
Agência 0116
Conta: 84023 8
Banco: Sicredi
Titular: Silvio Luciano da Silva Ribeiro
CPF: 764.431.910.72
Fonte: Sindjors com Rádio Guaíba