O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) lamenta profundamente a morte do jornalista José Paulo Bisol, aos 93 anos, ocorrida nesse sábado, 26 de junho, por falência múltipla de órgãos.

 

Bisol trabalhou na crônica esportiva da TV Educativa, de 1974 a 1976. De 1979 a 1980, foi diretor-adjunto da Rádio e TV Gaúcha, onde apresentou o programa TV Mulher. Graduado em Comunicação pela Ufrgs, ele também foi colunista de Zero Hora.

 

Bisol ainda cursou direito, na PUCRS, e, em 1975, tornou-se juiz de alçada, exercendo a função na Capital e em várias cidades do interior, tendo sido promovido a desembargador, em 1978.

 

Foi professor de direito, na Fundação Universitária de Caxias do Sul, na Faculdade de Direito do Instituto Ritter dos Reis e na Escola Superior de Preparação à Magistratura, da Associação dos Juízes do RS.

 

Na vida política, elegeu-se deputado estadual, em 1982, até 1986, compôs o Senado Federal, tendo participado da Assembleia Nacional Constituinte de 1988.

 

Também foi titular da pasta da Segurança Pública do Estado, no governo de Olívio Dutra (PT). Foi integrante do MDB e, depois, participou da fundação do PSDB, tendo ainda passado pelos PSB e PT.

 

O desembargador foi candidato a vice-presidente da República, na chapa integrada por Luiz Inácio Lula da Silva, nas eleições presidenciais de 1989 e de 1994.

 

Nascido em Porto Alegre, em 22 de outubro de 1928, Bisol deixa esposa, três filhos, nove netos e um bisneto.

 

Texto: Rosa Pitsch/Diretoria Sindjors

 

Leia também: