O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors, juntamente com o Sindicato dos Radialistas RS e com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Porto Alegre – STIGPOA, demonstra repúdio quanto à maneira com que as e os profissionais das redações de TV, Rádio, Jornal e Revista do nosso estado estão sendo tratados. Temos recebido inúmeras denúncias de diferentes veículos de funcionários que, durante o intervalo, continuam trabalhando. Outros, que são orientados a bater o cartão ponto e seguir em atividade para, assim, não receber hora extra. Também são apontados casos de auxílio viagem que sequer viabiliza o pagamento de uma refeição do profissional e, ainda, houve relatos de advertências verbais para que jornalistas realizem de forma equivocada a sua rotina de trabalho.

 

Nós, enquanto sindicatos de profissionais da comunicação, não podemos nos calar principalmente neste momento, onde diariamente somos atacados, desqualificados e, muitas vezes, cerceados no nosso poder de informar neste país. As empresas de comunicação devem permitir que seus profissionais exerçam de maneira digna suas funções, fazendo cumprir os acordos coletivos e proporcionando ambientes com qualidade para o exercício das atividades.

 

As redações e seus gestores serão contatados pelas diretorias destas entidades sindicais para verificar um plano de ação que coloque em prática a garantia da execução das cláusulas assinadas nas convenções coletivas de trabalho 2022/2023.

 

Lembramos, também, que logo mais será aberto o período de eleições para delegadas e delegados sindicais, que são os representantes legais dentro de cada redação e que este profissional é escolhido logo após a homologação da Convenção Coletiva da sua categoria. É por intermédio da pessoa eleita pela categoria que demandas e propostas das e dos profissionais chegam até as entidades com maior agilidade. Portanto, fiquem atentos para os prazos desta eleição saudável, que reforça o processo democrático das gestões dos sindicatos, e que fortalece a luta pela manutenção de nossos direitos.

 

Alertamos aos gráficos, jornalistas e radialistas de que é o Ministério Público do Trabalho, que possui poder fiscalizatório, é quem atua em situações de desrespeito aos direitos no campo das relações de trabalho. (https://www.mprs.mp.br/atendimento/denuncia/).

 

Francisco Lázaro Peixoto da Silva – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Porto Alegre – STIGPOA

 

Laura Santos Rocha – Presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors

 

Ricardo Malheiros – Presidente do Sindicato dos Radialistas RS

 

Texto: Viviane da Silva Borba Finkielsztejn/Diretoria Sindjors