O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) informa aos colegas jornalistas que estará aberto o segundo período de rejeição à Cota de Solidariedade 2023/2024 na primeira quinzena de fevereiro. A data destinada para trabalhadoras e trabalhadores solicitarem a oposição à contribuição será de 05 a 09 de fevereiro de 2024. É muito importante observar que quem já realizou a solicitação de rejeição no segundo semestre do ano passado, após a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que garantiu direitos para toda a categoria, não precisa fazer nova comunicação.

 

A contribuição foi aprovada, por unanimidade, na assembleia virtual do dia 09 de maio de 2023 e este procedimento atende ao previsto em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Sindicato e o Ministério Público do Trabalho (MPT), que mantém o direito constitucional da entidade fazer a cobrança, desde que seja oportunizada à categoria a possibilidade de se manifestar, caso não queira fazê-la, em dois períodos. Cumpre, também, o assinado entre o Sindicato e as empresas de comunicação na Cláusula QUADRAGÉSIMA SEGUNDA – COTA DE SOLIDARIEDADE, da CCT 2023/2024, onde diz que “os empregadores procederão ao desconto de uma Cota de Solidariedade, em favor do sindicato profissional, em valor correspondente a 03 (três) dias de salário, sendo meio dia a cada dois meses”.

 

Clique aqui para ter acesso ao texto completo dos seus direitos garantidos na convenção assinada entre o SindJoRS e os sindicatos patronais:

JORNAIS E REVISTAS

RÁDIO E TV

 

Rejeição à cota

O processo será feito apenas por e-mail (secretaria@jornalistas-rs.org.br). O formulário precisa ser preenchido, assinado e enviado por e-mail, junto com cópia do documento de identificação com foto e assinatura, para conferência. Em caso de necessidade, o formulário pode ser todo escrito com letra legível, assinado, fotografado e enviado por e-mail, junto com a foto do documento de identificação (frente e verso), usando o celular. O SindJoRS deverá encaminhar, às empresas, a relação de trabalhadores que se opuseram à cota de solidariedade em até cinco dias úteis, após o término do prazo de oposição.

 

Por que a contribuição é importante?

Manter a sua contribuição com o Sindicato dos Jornalistas permite que a entidade esteja fortalecida para representá-lo na luta pelos direitos da categoria. Os recursos arrecadados com esses valores são usados para a manutenção da entidade, assessorias jurídica e contábil, além da oferta de convênios, atividades gratuitas e com desconto aos jornalistas, como palestras, seminários, congressos e cursos de interesse dos profissionais organizados pelo SindJoRS.

 

DOAÇÕES SÃO BEM-VINDAS!

Além da contribuição associativa é possível fazer uma doação para ajudar na reestruturação financeira do SindJoRS e manter o Sindicato ativo. Utilize as contas bancárias do SindJoRS e especifique com a palavra DOAÇÃO.

 

Os pagamentos feitos com depósito bancário, devem ser informados ao SindJoRS, com o envio do comprovante e identificação por e-mail financeiro@jornalistas-rs.org.br ou pelo Whatsapp (51) 32288146, para atualização no cadastro.

Banrisul – 041
Ag 0062
C/C 2002691404
PIX CNPJ: 92955202000105

 

Clique ABAIXO para baixar o formulário de oposição à cota de solidariedade

EM WORD

EM PDF

 

Texto: Diretoria SindJoRS