Entidade máxima dos jornalistas brasileiros pode perder sua sede por falta de recursos, por isso, lança hoje campanha de arrecadação.
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lança, nesta quarta-feira, uma campanha de arrecadação de recursos para manter sua sede em Brasília. O imóvel foi penhorado pela justiça do Distrito Federal, em função de dívida tributária junto à Terracap.
O pagamento do débito é relativo ao Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de um terreno concedido à Federação, nos anos de 1980, que nunca foi utilizado pela FENAJ.
Após suspensão da ação judicial, por meio de acordo, o débito de R$ 400 mil foi negociado com o Governo do Distrito Federal no qual a FENAJ terá de honrar o compromisso em 48 parcelas.
“Além da dívida com a Terracap/DF e de multas sentenciadas pela Justiça, é de conhecimento dos diretores e dos 31 sindicatos filiados que a Federação Nacional dos Jornalistas se encontra em uma situação financeira bastante delicada, resultado da contrarreforma trabalhista, aprovada pelo Congresso Nacional em novembro de 2017, que acabou com a obrigatoriedade de recolhimento do Imposto Sindical por parte dos trabalhadores, sendo essa a principal e maior receita da Federação. Soma-se ainda a falta de regularidade nos repasses das mensalidades dos sindicatos filiados, responsáveis pela manutenção de sua entidade máxima”, explica a presidenta da FENAJ, Maria José Braga.
Fases da campanha
A campanha vai buscar apoio financeiro junto à categoria e à sociedade para não fechar as portas da sede da FENAJ em Brasília e não inviabilizar suas ações junto aos jornalistas brasileiros. A arrecadação de recursos dividida em duas etapas: lançamento da campanha “Salve a sede da FENAJ”, com peças publicitárias para sensibilização nas redes sociais da Federação, dos 31 Sindicatos de Jornalistas do país e também dos dirigentes.
Na segunda fase, serão divulgadas as formas de arrecadação de recursos. As contribuições poderão ser realizadas através de depósito na conta da FENAJ, campanha Vaquinha Virtual e a “Lojinha Virtual” no site oficial da FENAJ.
“Contamos com o engajamento de todos os sindicatos filiados à Federação. É preciso que a campanha chegue a cada jornalista filiado e também à parcela da categoria não filiada, assim como às entidades sindicais parceiras, instituições, pessoas físicas e jurídicas. A FENAJ está precisando do compromisso de todos os jornalistas brasileiros, para continuar a defender o Jornalismo e os/as jornalistas. Por isso, você profissional, sindicalizado ou não, familiar ou amigo de jornalista, colabore com essa causa. A categoria, agora mais do que nunca, precisa de uma entidade forte e deve se sentir responsável por esse fortalecimento”, diz a presidenta Maria José Braga.
Fonte: Imprensa/SINDJORS