A presidenta do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS), Laura Santos Rocha, assinou hoje, 1º de outubro e 2024, com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), desembargador Voltaire de Lima Moraes, protocolo que busca garantir a integridade física e moral das e dos jornalistas durante a cobertura das eleições 2024 no Rio Grande do Sul.

 

A parceria entre o SindJoRS e o TRE/RS é uma ação inédita no Estado e teve por base o Guia de proteção a jornalistas na cobertura eleitoral – ELEIÇÃO E DEMOCRACIA, da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), de 2024, que aponta um crescimento nos casos de violência contra jornalistas, com um aumento considerável nos últimos pleitos pela polarização política.

 

“É necessário uma campanha organizada de proteção da nossa categoria contra os diferentes grupos que tem como principal objetivo constranger e silenciar jornalistas, levando sempre em consideração que, para manter a nossa democracia tão duramente conquistada, precisamos ter a liberdade de imprensa garantida”, afirmou a Presidenta do SindJoRS.

Se colegas jornalistas se sentirem ameaçados durante o pleito é importante denunciar ao seu Sindicato para que seja possível apurar a atitude e condenar tal prática. Para entrar em contato com o SindJoRS é possível acionar a entidade pelo WhatsApp (51) 3228 8146 ou no endereço eletrônico secretaria@jornalistas-rs.org.br.

 

Leia aqui o documento na íntegra

 

Clique AQUI para ter acesso ao Guia de Proteção a Jornalistas em Coberturas de Risco

 

Texto: Mônica Cabañas e Viviane Finkielsztejn/diretoria SindJoRS