Já estão definidos os palestrantes para o painel sobre o Combate às Fake News, que acontecerá no próximo dia 4 de junho, às 18h30, no auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. O evento é uma realização do Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

 

Domingos Sávio da Silveira (subprocurador-geral da república), Moisés Mendes (jornalista), Marcelo Träsel (jornalista e professor da Fabico), Taís Seibt (jornalista e professora da Unisinos) e Lucio Uberdan (ativista digital e diretor da Bateia Mineração de Dados) estarão debatendo e apresentando suas opiniões sobre a desinformação que se espalha por todas as redes sociais.

 

O objetivo é conhecer, entender e enfrentar as notícias falsas, que assumiram proporções alarmantes no Brasil e no mundo. “Nosso desafio é trazer o assuntos para o debate, compreender a situação e buscar formas de combater as mentiras que são espalhadas diariamente nas mídias sociais. As pessoas estão acreditando em qualquer coisa, tamanho o número de fake news que circulam nas redes”, afirma o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, Milton Simas Junior.

 

Já secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, que integra a coordenação do Comitê Gaúcho do FNDC, destaca que “as fakes news não são meras notícias falsas, mas produtos fabricados para desinformar, enganar e manipular corações e mentes, a fim de atender poderosos interesses políticos, eleitorais e empresariais, comprometendo a verdade, a ética, a liberdade de expressão e a democracia”.

 

O evento, que já conta com o apoio da Fabico, Unisinos, do Movimento 3D – Democracia, Diálogo e Diversidade, Associação de Juristas pela Democracia, tem como público alvo estudantes de comunicação e comunicadores, movimentos sociais e entidades sindicais.

 

Fonte: SINDJORS