Ocorreu na tarde de terça-feira, 9 de agosto, em Porto Alegre, a posse da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors. Como presidenta, assumiu o cargo Laura Santos Rocha para a gestão 2022/2025. Também foram empossados os demais membros da Diretoria Executiva, Diretoria Geral, Conselho Fiscal e Comissão Estadual de Ética. Durante o ato na sede da entidade, estiveram presentes jornalistas e representantes sindicais. O ato foi transmitido ao vivo, permitindo também a participação da presidenta eleita para a próxima gestão 2022/2025 da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, Samira de Castro, e de colegas no Brasil e na Alemanha.

 

A solenidade iniciou com o discurso de encerramento de mandato da presidenta Vera Daisy Barcellos. Ao se dirigir a nova presidenta do Sindjors, Vera Daisy relembrou momentos de seu mandato: “foi com esta mulher e as demais companheiras e companheiros que nós construímos essa gestão. Laura é uma ligação univitelina. Manhã, tarde e noite, juntinhas, esses três anos”. Segundo Vera Daisy, sua passagem pela presidência foi um momento de aprendizagem. “Aqui dentro é que a gente faz a luta. Se faz a luta lá fora, mas é aqui dentro que a gente constrói”, encerra ela.

 

A presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, Samira de Castro, participou de forma remota da solenidade. “É um grande desafio nesse momento qualquer representação sindical, mas, é um momento em que a gente tem que falar em esperança. Nós temos um compromisso com a democracia. Nesse momento, temos o compromisso de defender a democracia no país, as instituições, a nossa constituição”.

 

Laura Santos Rocha

“É uma enorme satisfação estar aqui representando este grupo de 40 jornalistas que foi eleito para compor a nova Diretoria Executiva, Diretoria Geral, Conselho Fiscal e Comissão Estadual de Ética, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors”, inicia a nova presidenta desta entidade, Laura Santos Rocha. “Os compromissos, assumidos publicamente durante o período de campanha, estão divididos em três linhas de atuação: MUNDO DO TRABALHO, DIREITOS FUNDAMENTAIS, BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA. Ponderamos, quando construímos a plataforma, que cada jornalista teria a oportunidade de dar sua contribuição à defesa da civilização contra a barbárie. Somos trabalhadoras e trabalhadores contra a exploração e a iniquidade. A democracia é o nosso ambiente. A defesa do jornalismo é a defesa da liberdade de expressão e do direito à informação”, afirma.

 

Laura, durante sua fala, explica a composição do grupo que irá trabalhar pelo jornalismo gaúcho: “procuramos sair do discurso constante da necessidade de renovação nos quadros sindicais para a prática de convidar colegas de outras cidades, que já atuavam como delegados sindicais, e até com representação internacional, criando uma verdadeira frente de luta que pretende fazer da práxis o seu maior desafio: conhecer a realidade do dia a dia e a teoria das academias para chegar ao melhor resultado possível. Até aqui são 79 anos de muito trabalho. Para chegarmos onde estamos agora, muitas pessoas doaram seu tempo, seu conhecimento e sua experiência”.

 

É a terceira vez que uma mulher assume a presidência do Sindjors e a primeira vez que uma passagem de comando é feita de mulher para mulher: “Gratidão pela honra de ser escolhida como a terceira mulher a assumir o compromisso de administrar esta entidade. Vera Spolidoro e Vera Daisy: tenho muito orgulho e admiração pela coragem de vocês. Espero contar com estes importantes apoios, assim como também agradeço, imensamente, nestas quase oito décadas, aos que estiveram em momentos anteriores doando o seu tempo e a sua experiência para travar as batalhas necessárias e avançar nos direitos que hoje conquistamos e usufruímos. Sei que é uma enorme responsabilidade estar à frente desta gestão atual, mas tenho a consciência de que não estou só e que o mantra ninguém solta a mão de ninguém aqui será uma realidade”.

 

Representações sindicais

A solenidade de posse da nova diretoria teve a participação de outras entidades sindicais como o Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no RS, Sindicato dos Gráficos, Sindicato dos Radialistas e Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS – Sinpro/RS. O presidente da Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul – CUT/RS, Amarildo Pedro Cenci, esteve presente. Em nome da Central, falou sobre a relação da democracia e da liberdade de imprensa: “a gente está diante de desafios da dignidade profissional. A luta para que as nossas profissões tenham dignidade e reconhecimento e a gente possa desempenhar a nossa atividade com a maior liberdade e autonomia. Não há civilização livre, soberana, sem imprensa livre e jornalistas valorizados”, conclui ele.

 

Posse

A nova diretoria empossada é formada por:

DIRETORIA EXECUTIVA |

Presidenta – Laura Santos Rocha

1ª Vice-presidenta – Carla Seabra

2º Vice-presidente – Pedro Dreher

1ª Secretária – Viviane Finkielsztejn

2ª Secretária – Rosa Pitsch

1ª Tesoureira – Silvia Fernandes

2º Tesoureiro – Adroaldo Corrêa

1ª Suplente – Isabel Clavelin

2º Suplente – André Zenobini

 

CONSELHO FISCAL |

Dolcimar Luiz da Silva, Neusa Ribeiro e Vera Daisy Barcellos, Thaïs Bretanha, Ulisses Nenê e Yuri Victorino Inácio da Silva

 

DIRETORIA GERAL |

Celso Augusto Schröder, Clóvis Victoria Junior, Eduardo Silveira, Eliane Silveira, Emílio Pedroso, Fabiane Morais Christaldo, Jeanice Dias Ramos, Jones Lopes, Jorge Leão, Katia Marko, Letícia Castro, Stela Pastore, Mônica Cabañas, Niara de Oliveira e Raphael Seabra Pereira

 

Texto: André Zenobini/Diretoria Sindjors