O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) e a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) vêm a público manifestar solidariedade ao jornalista Rodrigo dos Reis, que está sendo processado pelo vice-governador do estado, Gabriel Souza, e sua esposa, em causa que demanda a retirada do ar de uma postagem feita pelo jornalista e o pagamento de R$ 15 mil por danos morais.

 

Segundo o jornalista, no dia 15 de fevereiro de 2024, ele fez uma postagem na rede social X (antigo twitter), replicando informações divulgadas por internautas e imprensa, dando conta de que uma das empresas envolvidas na tentativa de golpe de Estado no Brasil, em janeiro de 2023, que resultou na depredação da sede dos Três Poderes da República, pertence à família da esposa do vice-governador.

 

Na ocasião, informa o jornalista, houve apenas menção a informação divulgada em portais de notícias, que também usaram seu direito constitucional de liberdade de expressão e de imprensa e missão de informar a sociedade. Além disso, no mesmo dia, o próprio vice-governador confirmou, na mesma rede social, que teve que “pesquisar”, mas que descobriu que de fato se tratava de empresa vinculada a “parente distante” de sua esposa, com sede em Santa Catarina.

 

Mesmo assim, o vice-governador, que conforme o jornalista “nunca o procurou e nunca conversou” sobre o assunto com ele, apenas fez nova postagem, respondendo a outro internauta que encaminhou a postagem de Rodrigo, dizendo que já estaria tomando “todas as providências contra aqueles que propagam fake news e difamações”. O jornalista, portanto, foi acusado de divulgar informações falsas, mesmo que o governante tenha confirmado a sua veracidade (ainda que possa discutir o envolvimento direto da esposa com o fato, algo que nunca foi dito pelo jornalista). E assim foi dado início ao processo por danos morais contra o profissional e também contra outras pessoas que mencionaram o caso nas redes.

 

O SindJoRS e a Fenaj, que reiteradamente defendem as liberdades de expressão e de imprensa, expressam não apenas solidariedade ao colega como também preocupação com a crescente utilização de ações judiciais contra jornalistas e veículos de comunicação, seja no seu direito de opinião e manifestação ou de divulgação de informações de interesse público.

 

Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS)

Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj)