O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) lamenta a morte e presta sua solidariedade aos colegas e à família do narrador Marco Antônio Pereira, 67 anos, conhecido como Marcão, e ex-presidente da Aceg – Associação dos Cronistas Esportivos RS.

 

O comunicador trabalhou mais de quatro décadas em diferentes veículos. Como apresentador e locutor, ele teve atuação profissional nas rádios Progresso, Gaúcha, Guaíba, Bandeirantes e Gre-Nal. Renato Dornelles, da Comissão Estadual de Ética, do SindJoRS, manifestou na sua página do Facebook: “Notícia triste, a morte do narrador Marco Antônio Pereira. Conheci o Marcão há uns 30 anos, na Rádio Gaúcha. Bebemos muitos chopes, principalmente no Tuim. Além de um grande narrador, perco um grande amigo”.

 

“Não cruzei muitas vezes com o Marco Antônio Pereira. Quase sempre foi em missão sindical de visita às redações onde ele trabalhava. Sempre o encontrei receptivo, sorridente e fraterno, mesmo nos momentos em que receber líderes sindicais era um perigo para a estabilidade e carreira profissional. Sem o ver há muitos anos, mesmo assim fiquei triste com sua prematura partida, o que demonstra como me cativara sua gentileza espontânea”, comentou o diretor do SindJoRS, Celso Augusto Schröder, nas redes sociais.

 

A entidade, que Marcão participou ativamente, publicou uma nota especial que reproduzimos. “Nota de Pesar: falecimento do ex-presidente Marco Antônio Pereira. A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG) lamenta, profundamente, o falecimento do seu ex-presidente Marco Antônio Pereira da Silva, ocorrido neste domingo (17), aos 67 anos de idade. Apresentador, locutor esportivo nas rádios Progresso de Novo Hamburgo, Gaúcha, Guaíba, Bandeirantes e Grenal, dentre outras, Marcão esteve ao nosso lado por mais de 40 anos na crônica esportiva do Estado. Fica a lembrança de um dos maiores e melhores narradores de nossa história. A ACEG presta condolências aos colegas, amigos e familiares”.

 

O seu time do coração escreveu: “É com pesar que o Grêmio Foot Ball Porto-Alegrense se solidariza pelo falecimento do comunicador e histórico narrador esportivo Marco Antônio Pereira, ocorrido na manhã deste domingo, dia 17, aos 67 anos. Como era conhecido, Marcão contou pelas ondas do rádio de forma vibrante, genuína e com toque de descontração, muitas das grandes conquistas do Tricolor nas últimas décadas. Anos depois, assumiu sua torcida e identificação com o Grêmio. Com voz marcante, o narrador será sempre lembrado pela comunidade futebolística do Brasil. Apresentador, locutor esportivo nas rádios Progresso de Novo Hamburgo, Gaúcha, Guaíba, Bandeirantes e Grenal, dentre outras, Marcão construiu uma carreira de mais de 40 anos na crônica esportiva do Estado. Fica a lembrança de um dos maiores e melhores narradores de nossa história. O Clube se une aos amigos e familiares nesse momento, desejando-lhes força para superar esta imensa dor”.

 

Texto: Laura Santos Rocha/Diretoria SindJoRS | Foto: divulgação