Estão abertas, de 6 a 9 de dezembro, as inscrições para jornalistas sindicalizados e sindicalizadas, que desejam concorrer a delegado ou delegada sindical do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS, junto à empresa ou região em que atua. Os interessados podem encaminhar a inscrição, dentro do prazo, pelo e-mail secretaria@jornalistas-rs.org.br, colocando seus dados de contato, a empresa às quais são vinculados ou vinculadas, os contatos da pessoa responsável pelos recursos humanos e declarando a intenção de participar do pleito. Para concorrer o ou a jornalista deve ter feito sua sindicalização e estar em dia com as mensalidades, além de estar disposto e disposta a assumir as lutas da categoria e mobilizar, sempre que necessário, os e as colegas jornalistas, para a conquista de direitos e, em especial, respeito. Todos podem participar da votação.

 

A diretoria desta entidade iniciou, há cerca de um mês, visitas às redações de jornais, rádios e tevês da capital, explicando a importante função do delegado e da delegada sindical e o quão significativo é o fortalecimento da categoria. Para encerrar estes importantes encontros, a presidenta do SindJoRS, Laura Santos Rocha, a 1ª e 2ª secretárias Viviane Finkielsztejn e Rosa Maria Pitsch, e a diretora Letícia Castro, visitaram nesta terça-feira (6) a redação do Jornal O Sul, da Rede Pampa, sendo recebidas pelo fundador, Otávio Gadret.

 

“Precisamos unir forças, nas diferentes redações do Rio Grande do Sul, para lutar pela manutenção das nossas atuais conquistas e para definitivamente ter poder de pressão para implementar novos direitos e ganhos reais nas mesas de negociação com os sindicatos patronais”, afirma a presidenta desta entidade, Laura Santos Rocha, complementando que esta ou este profissional será a pessoa que servirá para agilizar as melhorias necessárias em cada redação, pois todas possuem as suas características próprias e necessiatm de atenção especial.

 

É importante lembrar que o delegado e a delegada sindical representa o Sindicato, dentro da redação onde atua, fazendo o papel de escuta de colegas para reportar as reivindicações à diretoria do SindJoRS, trabalhando junto na busca de soluções. É por meio deste e desta profissional que demandas e propostas da categoria chegarão com maior agilidade à entidade, sejam elas internas ou externas, como, por exemplo, a violência pela qual passaram, recentemente, colegas de, pelo menos, três emissoras, que estavam no exercício da profissão, cobrindo manifestações em frente aos quartéis. Outro aspecto de grande relevância é a participação na discussão das convenções coletivas, firmadas anualmente, quando da data-base dos e das jornalistas.

 

A força do SindJoRS é construída com a participação ativa da base. Assim como outros exemplos de sindicatos fortes, é fundamental que a e o jornalista tenham a consciência de que somente teremos força de luta diante dos embates se estivermos em grande número, unidos, ocupando nossos espaços e mostrando que não vamos mais admitir o sucateamento da nossa profissão, o desrespeito e a violência.

 

Passado o período de inscrições, de 6 a 9 de dezembro, as eleições ocorrerão, de forma virtual, de 13 a 15 de dezembro próximo. A delegada ou delegado sindical tem estabilidade durante o período em que exercer a função.

 

Texto: Diretoria SindJoRS

 

Leia também:

Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul visita redação do jornal O Sul