Fotorie é um site que converge dois assuntos: história da fotografia e fotojornalismo. A fotografia tem importante papel para história recente da humanidade. Os acervos e arquivos fotográficos dos documentaristas e fotojornalistas são matéria-prima documental na construção de memórias. A contribuição do site é disponibilizar um banco de imagens da trajetória do fotojornalista e documentarista Claudio Fachel, com atuação, principalmente, em Porto Alegre e no Estado do Rio Grande Sul.

 

O objetivo é disponibilizar fotos de atualidades e do passado recente, sobre acontecimentos nas áreas da política, cultura, sociedade e meio-ambiente. Retrata personalidades públicas, autoridades, artistas e outras personagens. Também contém coberturas de passeatas, manifestações sociais e políticas, eventos culturais, festivais, espetáculos teatrais e shows musicais.

 

O autor apresenta uma coleção de fotos autorais e artísticas para os clientes interessados em adquirir Fine Art. Fotografias em papel de qualidade e durabilidade, com tiragens limitadas.

 

Na qualidade de professor, o fotojornalista e historiador oferece cursos e workshops:
Fotografia Documental e Fotojornalística;
Oficina Brincando com a luz (práticas lúdicas);
Seminário Fotografia e memória.

 

Em uma parceria entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) e o Fotorie, são oferecidos descontos para a categoria, em oficinas.

Visite a página Fotorie clicando aqui.

 

Sobre o Autor
Claudio Fachel. Mestre em HISTÓRIA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul no Programa de Pós-Graduação em História. Atua, principalmente, nos seguintes temas: história cultural, cultura visual, história da imprensa, fotojornalismo e história da fotografia. Fotojornalista há mais de trinta anos, com trabalhos publicados nos principais jornais e revistas do RS e Brasil, América Latina e Europa. Professor de fotografia com passagens na Universidade Luterana do Brasil e Universidade de Santa Cruz do Sul, Escola Câmera Viajante e Atelier Livre de Porto Alegre. Autor dos livros: Legalidade e Fotojornalismo: 1961; e organizador do livro: Os 50 anos da Legalidade em Imagens.

 

Fonte: Carla Seabra/Imprensa Sindjors