A chuva não tirou o sucesso da primeira palestra sobre fotografia, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors. O repórter fotográfico Carlinhos Rodrigues mostrou porque é um dos mais respeitados fotojornalistas, aos olhares atentos da plateia diversificada, na manhã de sábado (05/10); e, ainda, apresentou instantâneos escolhidos no próprio banco de imagens.

 

A apresentação de fotos encantou a todos e a palestra quase ultrapassou o meio dia. Uma coisa ficou bem clara: podendo dar uma informação adicional à pauta jornalística, na foto, o conteúdo fica muito mais interessante, de acordo com Rodrigues.

 

Na explanação, ele contou do orgulho da trajetória de 42 anos de fotojornalismo, tendo passado por jornais como a Folha da Manhã, Folha da Tarde, Correio do Povo, O Estadão e Jornal da Tarde; e, como freelancer, para a Revista Veja, IstoÉ, O Globo e Jornal do Brasil. Ainda contou como foi se desenvolvendo a carreira, que passou do fotojornalismo analógico para o digital.

 

Carlinhos Rodrigues também disse como reinventou a carreira, tratando as fotografias e as transformando em arte. “Chegava tarde da redação e, sem sono, ia para o computador pesquisar”, explicou, referindo-se ao período em que atuou como subeditor e coordenador de fotografia do jornal Zero Hora.

 

O palestrante enfatizou aspectos como a ética, na profissão, e o papel do fotógrafo na cena de um acontecimento impactante, como um acidente. Também explicou como o profissional pode ultrapassar o parâmetro de apenas registrar um evento e enfatizar novos aspectos, ângulos e características do cenário e dos sujeitos.

 

Você pode conferir alguns dos trabalhos de Carlinhos Rodrigues no site http://infinitoimagens.blogspot.com/

 

NOVA EDIÇÃO

No sábado, 19/10, acontece mais um encontro do Ciclo de Palestras, que é uma parceria do Sindjors com o Foto Clube Porto-alegrense. O repórter fotográfico, Rogério Soares, lecionou fotografia e semiótica em universidades como Unisinos, ESPM Sul, IPA, UniRitter, UCS e Univali.

 

Para finalizar, em 26/10, será a vez da fotógrafa Eneida Serrano, que se graduou em Jornalismo na UFRGS, trabalhou na Cooperativa dos Jornalistas do Rio Grande do Sul – COOJORNAL – e, em 1978, abriu a Agência Ponto de Vista.

 

O Ciclo de Palestras de Fotografia é uma das atividades implementadas pelo Núcleo de Imagem do Sindjors, coordenado pelo diretor Jorge Leão, que também é o presidente do Foto Clube Porto-alegrense.

 

Fonte: Rosa Pitsch/Imprensa Sindjors