No último dia 19 de outubro, o Sindjors entregou Carta de Compromisso aos candidatos e candidatas à prefeitura de Porto Alegre. No texto, pautas históricas, reivindicações e ações para fortalecer uma Comunicação Pública e Democrática. Os candidatos Montserrat Martins, candidato do Partido Verde; e Rodrigo Maroni, que concorre pelo PROS, responderam positivamente à carta assinada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors), Comitê Gaúcho do Fórum pela Democratização da Comunicação (FNDC) e Associação dos Comunicadores da Prefeitura de Porto Alegre (ASSCOM/POA).

 

O Sindjors acredita na necessidade de se pensar Porto Alegre como uma cidade que dialogue com todos e com todas, nos mais diferentes e múltiplos bairros, das periferias ao centro, para fortalecer o exercício de uma comunicação ampla e plural. Dentre as ações propostas, está a imediata retomada do Conselho Municipal da Comunicação (CMC), para discutir e acompanhar a execução das políticas públicas de comunicação. Também foi salientada a urgência de Concurso Público para Técnico em Comunicação Social, porque há 21 anos não ocorre uma concorrência pública para preenchimento de 56 vagas no respectivo cargo. Também é de interesse das entidades que assinam a Carta, que o Poder Público coloque em prática a exigência de diploma de formação superior específica em Jornalismo para todos aqueles que forem assumir cargos efetivos ou em comissão, que tenham atribuições de Jornalista.

 

Há outras pautas elencadas na Carta, que foi enviada a todos e todas concorrentes ao Paço Municipal. O Sindjors aguarda que os demais candidatos e candidatas se manifestem sobre a pauta. A presidenta do sindicato, Vera Daisy Barcellos, acredita que com amplo diálogo e um trabalho em conjunto, com atenção a essas pautas apresentadas, poderemos ter cidadãos e cidadãs efetivamente informados a respeito dos atos da gestão pública.

 

Fonte: Carla Seabra/Imprensa Sindjors