Cumprindo o estatuto da entidade, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS – realizou Assembleia Geral de Prestação de Contas, na noite de segunda-feira (24.04), de forma on-line, pela plataforma Google Meet. Na pauta, a apreciação do balanço financeiro 2022, da previsão orçamentária para 2023 e a aprovação de verba de representação. Os três pontos foram aprovados por unanimidade pelos votantes.

Na análise do contabilista Nelson Cordoni, do Escritório Cardeal, que presta assessoria contábil para o Sindicato, a cada ano, as gestões seguem diminuindo o déficit financeiro da entidade, “pela primeira vez, em muitos anos, todos os déficits que existiam, anteriormente, foram zerados no ano de 2022, ficando com um patrimônio social positivo”, disse ele. A 1ª tesoureira do SindJoRS, Silvia Fernandes, destacou que a gestão está com as contas em dia, cumpre com o pagamento das parcelas da dívida junto ao INSS, e que todas as despesas administrativas mensais são controladas para que não ultrapassem a capacidade de arrecadação com mensalidades e cota de solidariedade.

“É importante destacar, também, que a aprovação da verba de representação sindical, para até três dirigentes cedidos, para trabalhar na sede do sindicato, foi referendada com o objetivo de compensar valores descontados pelas empresas desses funcionários”, complementou Viviane Finkielsztejn. Precisamos salientar que a Cláusula Trigésima Oitava da CCT – Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023 é clara, quando diz que: 38.1. Três (3) dirigentes eleitos da Diretoria do Sindicato Profissional, desde que não pertençam à mesma empresa ou grupo econômico, ficam liberados da prestação de serviço ao respectivo empregador, desde que este tenha sede na capital do Estado, pelo prazo de vigência acordado, prorrogável por mais 60 (sessenta) dias, com pagamento integral da remuneração do profissional liberado, à disposição de seu cargo sindical. Caso pretenda, o Sindicato Profissional, a liberação de dirigente que exerça cargo de chefia, esta deverá ter a concordância do empregador. 38.2. Convencionam, também, as partes, que os Presidentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul, e o da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), desde que não pertençam à mesma empresa ou grupo econômico, dos 3 (três) dirigentes acima liberados, ficarão também liberados da prestação de serviço a seu empregador, pelo prazo de vigência acordado, prorrogável por mais 60 (sessenta) dias, com pagamento integral de sua remuneração, à disposição de seu cargo sindical. Caso pretenda, o Sindicato Profissional, a liberação de dirigente que exerça cargo de chefia, esta deverá ter a concordância do empregador. Infelizmente, essas cláusulas não são cumpridas por algumas empresas, que impõem descontos aos profissionais cedidos.

ORÇAMENTO 2023

O orçamento do SindJoRS, previsto para 2023, tem, como perspectiva, manter o volume de arrecadação e despesas efetivados no ano anterior, apenas com a correção da inflação.

Jornalistas, associados, que tiverem interesse em obter informações da Prestação de Contas 2022 e que não puderam participar da assembleia, podem agendar visita presencial para que os documentos sejam apresentados. O SindJoRS está com atendimento presencial das 9h às 12h e das 13h às 18h. Agendamentos podem ser encaminhados pelo telefone (51) 32282146 e/ou pelo e-mail secretaria@jornalistas-rs.org.br.

Texto: Viviane Finkielsztejn / Diretoria SindJoRS