Organizado pelo Núcleo de Imagem do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – Sindjors o Fotografia & Outras Histórias chega a sua etapa final nesta terça-feira, 24, às 19h30min, apresentando trabalhos da premiadíssima fotógrafa paraense Elza Maria Sinimbú Lima, conhecida como Elza Lima. A ação cultural será transmitida pela plataforma Stream Yard, com transmissão simultânea e cruzada pelo Facebook e inscrição no You Tube. O evento integra, ainda, as festividades do Dia Mundial da Fotografia ocorrido no último dia 19 de agosto. A condução da entrevista será do diretor do Sindjors, o também fotógrafo Jorge Leão, idealizador do projeto. Nas edições anteriores, o evento apresentou os fotógrafos premiados Roberto Faria, da Bahia, e a gaúcha de Santa Cruz do Sul, Dulce Helfer.

 

Quem é a convidada – Elza Lima é uma fotógrafa reconhecida para além das fronteiras do Pará, onde nasceu. Exerce a profissão desde 1984. Seu trabalho se debruça em espaços amazônicos e sua produção se carac­teriza pela utilização dos cenários abertos captando situações oníricas de um tempo de aceleradas mudanças. Atualmente desenvolve trabalho de pesquisa sobre as pescadoras do Porto Do Milagre em Santarém, região do Baixo Amazonas.  Ministra cursos e palestra no Brasil e exterior. Registra em seu portfólio uma permanência de seis meses na Suíça (1995) merecedora de uma bolsa concedida pelo Kunstmuseum des Kantons Thurgau (Museu de Arte do Cantão Thurgau), oportunidade que desenvolveu o projeto “Vendo de Perto com Olhares de Fora”, que resultou numa exposição compartilhada com o fotógrafo suíço Barnabás Bosshart no mesmo ano. Tem participação na 3ª Internationale Footage, em Herten – Alemanha (1995); na Inglaterra, em 1996, integrou uma mostra na Contemporary Brasilian Photografy sediada na The Photographers Gallery.  Ao longo dos últimos anos, seguiu com apresentações nos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, França e China e outros países. Suas obras podem ser encontradas em coleções de Centro Português de Fotografia, Porto – Portugal; Kunstmuseum Des Kantons Thurgau, Suíça; MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; MAR- Museu de Arte do Rio; MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo; MASP- Museu de Arte de São Paulo. Um comentário crítico publicado na página https://www.escritoriodearte.com/artista/elza-lima revela a expressão do trabalho da fotógrafa convidada do evento desta terça-feira: “O trabalho de Elza Lima enfoca as tradições culturais e o cotidiano das populações ribeirinhas do Pará. A artista registra as festas populares, o artesanato, a pesca, as moradias, as brincadeiras infantis e a presença de ícones da modernidade, como a televisão e objetos industrializados no dia a dia das comunidades. Algumas imagens chamam a atenção para a relação afetiva das pessoas com o meio ambiente: crianças subindo em árvores, se banhando nos rios, ou segurando animais silvestres como se fossem de estimação”.

 

 

Motivação e memória – Recriar a proposta de encontros com os profissionais que atuam no campo da fotografia de Porto Alegre, outras regiões do país e mundo foi a motivação de Jorge Leão para o projeto Fotografias & Outras Histórias. A ação cultural está lincada às plataformas digitais, um fator, segundo ele, que tem oportunizado acessos de públicos diferenciados e atraído atenção da categoria dos jornalistas e fotógrafos para as atividades do sindicato.  A estreia do projeto ocorreu no dia 11 deste mês e contou com os trabalhos de Roberto Faria apresentando fotos reveladoras do sincretismo da religiosidade do povo baiano, a riqueza das cores da arquitetura colonial e a beleza das jangadas e saveiros tão cantados por Dorival Caymmi e presentes nos romances de Jorge Amado. A segunda convidada foi Dulce Helfer, dona de um extenso currículo marcado pelos 27 anos de atuação no jornal Zero Hora; dezenas de exposições individuais, coletivas, apontada várias vezes como a melhor fotógrafa do Rio Grande do Sul e detentora de três prêmios internacionais ofertados pela Sociedad Interamericana de Prensa e destaque, também, pela conquista do Prêmio Nacional de Direitos Humanos. Para o diretor do Núcleo de Imagem do Sindjors, Jorge Leão, que pretende promover mais uma série de entrevistas “este projeto veio para ficar e, neste sentido, as plataformas digitais têm contribuído para o seu êxito”.

 

Texto: Vera Daisy Barcellos Costa/Presidenta Sindjors