A pesquisadora e professora Dra Andréia Athaydes, das Faculdades Integradas de Taquara/Faccat, integra a equipe do Latin American Communication Monitor (LCM), que investiga em sua quinta edição temas contemporâneos. O grupo de pesquisa elaborou um questionário para que profissionais de comunicação que trabalham em organizações, consultorias e freelancers em toda a América Latina possam responder e participar do Latin American Communication Monitor (LCM) 2022-2023. Interessados em participar podem acessar o link que está disponível em https://latincommunicationmonitor.com/encuesta.

 

Os Monitores de Comunicação

 

Os Monitores de Comunicação são reconhecidos como os maiores estudos sobre comunicação estratégica e relações públicas do mundo. Seus relatórios fornecem conhecimento inestimável para o desenvolvimento da comunicação e inovação nas organizações, avaliando as tendências e mudanças que estão ocorrendo.

 

Este projeto conecta o mundo profissional e acadêmico comparando a situação atual e prospectiva da comunicação estratégica na Europa, América Latina, Ásia-Pacífico e América do Norte (Estados Unidos e Canadá). Com 15 anos, com mais de 80 países e 50.000 participantes até o momento, a série Global Communication Monitor é o único estudo global sobre comunicação estratégica totalmente confiável em termos de transparência científica.

 

Desde 2013, o capítulo latino-americano da pesquisa destacou sistematicamente o papel dos comunicadores de língua espanhola e portuguesa no mundo, capacitando profissionais dentro de suas organizações, bem como associações setoriais. A quarta edição do LCM (2020-2021) teve uma participação recorde com respostas de profissionais de comunicação de 20 países da América Latina fornecendo conhecimento detalhado para 12 mercados-chave. A maioria dos respondentes (68,5%) era da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), seguida da América Central (22,6%: Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, República Dominicana) e América do Norte (22,6%: México e Porto Rico). 67,2% são mulheres.

 

Este ano, cumprindo os mais elevados padrões acadêmicos, uma rede de investigadores de 33 das mais prestigiadas universidades, compõem um grupo de estudos sobre teorias e os resultados de investigações científicas internacionais. Além disso, estudará temas frequentemente debatidos como: digitalização e o fenômeno CommTech, consultoria, diversidade, igualdade e inclusão (DEI) na comunicação, entre outros. A pesquisa também identifica as características dos departamentos de comunicação e explora as semelhanças e diferenças em toda a América Latina.

 

Os resultados serão relevantes para todo o setor, pois oferecerão comparações por país e entre diferentes tipos de organizações (empresas, organizações governamentais, organizações sem fins lucrativos, agências etc.). O estudo é liderado pelos Drs. Alejandro Álvarez-Nobell da Universidade de Málaga (Espanha) e Juan Carlos Molleda da Universidade de Oregon (EUA). Os participantes poderão compartilhar suas experiências e representar seu país nas comparações globais. Ao final do estudo, eles receberão os resultados gratuitamente. Além disso, a equipe de investigadores também estará disponível para apresentações dos resultados da pesquisa.

 

O Latin American Communication Monitor é liderado por pesquisadores de 33 universidades de prestígio. É organizado pela European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA), tem o Banco Centro-Americano de Integração Econômica (CABEI) e o Instituto de Relações Públicas (IPR) como parceiros estratégicos e o patrocínio acadêmico da Universidade de Oregon (United Estados) e o Campus Criativo da Universidad Latina de Costa Rica. No Brasil ainda conta com o apoio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, Aberje, e a Associação Brasileira de Agências de Comunicação, ABRACOM.

 

Acesso à pesquisa: https://latincommunicationmonitor.com/encuesta

 

EUPRERA

 

A European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA) é uma organização autônoma com cerca de 500 membros de 40 países interessados no desenvolvimento da pesquisa e conhecimento científico em comunicação estratégica. Várias pesquisas transnacionais e comparativas, além de projetos educacionais são realizados através das universidades afiliadas. A fim de divulgar novas metodologias e resultados de pesquisa, a EUPRERA organiza um conhecido congresso anual em colaboração com uma universidade selecionada dentro da Europa. www.euprera.org

 

Fonte: Faculdades Integradas de Taquara – Faccat | Assessora de Imprensa | Claucia F. da Silva