Belém PA – 12.11.2025 – COP30 Belém Amazônia (DAY 03) – A Ministra Sônia Guajajara caminha nos corredores da Blue Zone com indígenas. Foto: Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil Amazônia/PR
Olha, eu acho que o principal para segurar a ansiedade dos jornalistas é entender como as negociações acontecem durante os dias de COP30. A COP é dividida em duas zonas, a Azul, que é a mais restrita, onde acontecem as negociações, e a Verde, que é tipo um grande feirão com estandes de países, empresas e etc.
As negociações oficiais acontecem dentro da Zona Azul, e só pode entrar lá quem tiver credencial. Mesmo lá dentro, é só em algumas reuniões que os jornalistas conseguem acompanhar. Na maior parte do tempo, eles ficam nas salas de imprensa aguardando para falar com negociadores pelos corredores e indo a conferências de imprensa.
Sobre as duas semanas: na primeira, na zona azul, diplomatas e técnicos trabalham nos detalhes dos textos de negociação, discutindo palavra por palavra para tentar chegar a um rascunho de consenso; na segunda, entram ministros e chefes de Estado para decidir os pontos mais difíceis e fechar os acordos políticos. Paralelamente, tanto na zona verde como na cidade em que está acontecendo a COP, rolam eventos, protestos e mobilizações da sociedade civil, que não fazem parte da negociação oficial, mas pressionam os governos e influenciam o rumo das conversas.

Jaqueline Sordi (acima) é bióloga, jornalista e doutora em Comunicação